Publicidade

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

principais dúvidas sobre cabelos

 - Há algum truque para abaixar os fios arrepiados?

R. "Passe de três a cinco gotinhas de silicone ao longo dos fios", recomenda o cabeleireiro Derly Silva, do Jacques Janine de Brasília. Se o cabelo for muito liso, diminua a quantidade para apenas duas gotas, senão ele pode ficar murcho. Outra opção é recorrer aos condicionadores sem enxágüe (leave-in).


- Escovar os cabelos deixa os fios mais brilhantes?
R.Quando você escova, acaba fazendo uma massagem no couro cabeludo, isso faz bem para o crescimento dos fios, porque ativa a circulação sanguínea. Entretanto, não significa um ganho de brilho. E, em excesso, a escovação pode deixar o cabelo oleoso, uma vez que ela também estimula a produção de óleo.

 

-Posso usar xampu para cabelo tingido mesmo que o meu não seja?

R. Sim. Cabelos que estão sempre expostos a secadores, baby liss ou chapinha ficam fragilizados e precisam de um condicionamento parecido com o dos tingidos. "Esses xampus fazem uma hidratação mais suave do que a dos cremes de tratamento e deixam os cabelos macios", explica Juha Antero, colorista do M. G. Hair Design.

 

-É possível conseguir em casa uma hidratação bem-sucedida?

R. Sim. Lave os cabelos com xampu, enxágüe bem e aplique uma máscara hidratante,o segredo é separar mecha por mecha e massagear uma por uma, para fazer com que o produto penetre em todos os fios, deixe agir por vinte minutos e retire. Não há necessidade de usar touca térmica.

 

-Tenho o couro cabeludo oleoso e as pontas secas. Como devo tratar meu cabelo?

R. Você precisa equilibrá-lo. Para isso, adote produtos específicos para cabelos mistos - existem xampus, condicionadores e cremes de tratamento no mercado. Eles removem a oleosidade da raiz e hidratam as pontas dos fios.

 

-Que cuidados devo ter para impedir que os fios se quebrem?

R. Só penteie o cabelo molhado quando tiver usado condicionador ou creme; não torça nem esprema os fios quando secar com a toalha (enxugue com delicadeza). Se mesmo assim ele continuar quebrando, a causa pode estar na carência de nutrientes. Consulte um dermatologista, que poderá fazer um diagnóstico melhor.

 

- Qual a diferença entre pomada, mousse e gel?

R. O gel é usado para modelar os fios, diminuir o volume do cabelo e ainda proporcionar um efeito molhado. A pomada é indicada para dar acabamento e definir o penteado, por isso deve ser usada nos cabelos já secos. A mousse, quando aplicada nos cabelos úmidos, ajuda a modelar e dá maior volume. Quando espalhada nos cabelos secos, confere uma aparência mais leve e solta ao penteado.

 

como cuidar dos cabelos coloridos

O cabelo exige muitos cuidados e se ele for tingido, esses cuidados precisam ser redobrados e diferenciados. Muitas pessoas dizem que “tingir o cabelo o estraga”. Essa é uma grande mentira. O que estraga os cabelos é a falta de cuidado com eles no pós-coloração. Quando uma pessoa se propõe tingir os cabelos precisa também mudar algumas pequenas atitudes no cuidado com o cabelo. Mudar as cores é divertido! Siga as dicas de algumas coisas que você precisa aprender a fazer quando tem um cabelo tingido. Coloque cor nesse cabelo e divirta-se!

- Lave o cabelo em água morna para fria. A água mais fria ajuda a fechar as cutículas do cabelo, promovendo maior umidade e não deixa desbotar a cor.
- Hidrate freqüentemente (pelo menos uma vez a cada quinze dias). A coloração tira, em partes, os óleos naturais do cabelo, o que pode torná-lo um pouco mais seco e frágil. Há produtos muito bons e não tão caros. Dê o famoso “banho de creme” neles. Há máscaras e bons cremes que podem ajudar a hidratá-lo.
- Cuidado ao expor os cabelos coloridos ao sol. Recomenda-se ao se expor no sol por um período maior, proteger os cabelos com o uso de chapéu, lenço ou, até mesmo, boné. O sol em excesso no cabelo junto com a coloração resseca muito e pode danificar a estrutura do cabelo. Não apenas a aparência deles.
- Ao entrar na piscina ou mar, tome algumas precauções especiais. Precauções especiais: Depois da piscina ou do mar, lavar imediatamente os cabelos com xampu anti-resíduos (ou produtos “solares”).  Alguns especialistas sugerem molhar bem os cabelos com água normal (doce) antes de entrar na piscina com cloro, pois isso dilui um pouco a concetração do cloro no cabelo. Antes de entrar na piscina ou no mar, usar um produto sem enxágue com filtro solar quaternizado nos cabelos. Além disso, profissionais indicam passar um fluido de silicone nos fios, pois forma uma capa protetora.
- Recuper seus fios com produtos com queratina (Cremes ou máscaras). A queratina faz parte da composição do cabelo e ajuda a recuperar os fios.

Se os seus fios já são desidratados nunca dispense o uso de silicones, proteínas, vitaminas e queratina. Eles são poderosos aliados na regeneração das madeixas. Para potencializar a ação destes produtos, procure aplicar um xampu anti-residuos. Ele retira o excesso de oleosidade do couro cabeludo, deixando seus cabelos ainda mais preparados para receber a hidratação.

-Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
-Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

-Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

-Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.

-A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
Sabe Bepantol, aquela famosa pomada anti-assaduras que as mamães passam no bumbum dos bebês e os tatuados usam para curar uma tatuagem recém feita? Vendido também no estado líquido e misturado no seu creme de hidratação, esse produtinho faz milagres! Além de agentes hidratantes e de cuidar do couro cabeludo, ele tem vitaminas que deixam os fios lindos! Experimente!

Dicas De cuidados de Cabelos

Por que será que quando a gente lava os fios no salão eles ficam bem mais bonitos? Fácil: os profissionais usam técnicas básicas, mas que fazem uma diferença enorme para a saúde do seu cabelo.Produtos indispensáveis: xampoo,condicionador e leave-in.Água muito quente tira o brilho dos fios e aumenta a produção de óleo, além de ressecar as madeixas. Procure lavá-los com água morna ou fria.Coloque um pouco de xampu na palma das mãos, espalhe bem e depois passe pelos fios úmidos, realizando suaves massagens para ativar a circulação. O segredo dos cabeleireiros: enxaguar os fios com muuuita água. É preciso remover qualquer vestígio do produto; senão, os fios ficam pesados.Nunca aplique o condicionador na raiz, mesmo que seus cabelos sejam secos. Use o produto apenas no comprimento e nas pontas. Deixe atuar por alguns minutos e enxágüe abundantemente, com água mais fria. Se possível evite usar o condicionador todos os dias! O condicionador normalmente deixa o cabelo mais pesado e tb ajuda a deixar oleoso mais rapido!! Então Atenção!!Se o seu cabelo é seco, não é necessário lavá-lo todos os dias. Mas se é normal ou oleoso, lave quando achar necessário.E fique sabendo que lavar os cabelos todos os dias não estraga o cabelo!! Se vc sente necessidade, então pode acreditar que ele resiste!! E as vezes é ate melhor lavar mesmo todos os dias, pq quem tem a raiz muito oleosa se não lava com frequencia pode ter caspa e aumentar a queda dos fios!DICA VALIOSA!!! A água fria ajuda a fechar a cutícula do fio, deixando-o brilhante! Vale um jato d’água no final do banho.Tire a umidade com uma toalha macia. Faça movimentos leves e delicados, nunca esfregue. Nunca deixe o cabelo enrolado na toalha – pode quebrar os fios!Depois de tirar o excesso de água pode passar um pouquinho de creme sem enxágue (leave-in) do comprimento até as pontas para proteger os fios e ajudar a pentear!Mais uma dica importante: Se vc costuma sair de casa com os cabelos molhados, preste atenção!!! Os nossos cabelos funcionam como uma esponja quando estão molhados!! Se vc sai com ele molhado na rua todas impurezas que estão no ar vão grudar nos fios e isso deixará seus cabelos pesados e com aspecto de sujo muito rápido! Então lembre-se : SEMPRE QUE PUDER SEQUE OS FIOS ANTES DE SAIR DE CASA!! Agora vc já esta pronta para ter um cabelo bem limpo e saudável e irresistível!!